GUIA PARA LIDAR COM A DEPRESSÃO

Sabemos que os momentos de crise na depressão são muito difíceis de enfrentar, principalmente porque não existe uma maneira certa de agir e lidar com tudo.

Assim, como o diagnóstico, as crises depressivas também são muito particulares e agem de forma diferente em cada um. Por isso, criamos um Guia para tentar auxiliar as pessoas em como saber lidar com outras que enfrentam uma crise depressiva.

O que é o Guia?

O Guia foi criado para pessoas que já estão diagnosticadas com depressão e recebem o  tratamento adequado. Ele é um questionário didático para auxiliar em como lidar com crises e outras questões do transtorno.

É um modelo personalizável para que cada pessoa preencha de acordo com suas características e necessidades, obtendo respostas e orientações apropriadas para cada situação. O objetivo é auxiliar familiares e a rede de apoio a lidar com as crises depressivas de quem está mal.

Como o Guia funciona?

É muito simples. Faça o download do arquivo. Preencha o questionário e seja o mais sincero e objetivo possível. O recomendado é respondê-lo com auxílio do psicólogo ou psiquiatra.

Como o Guia vai ajudar?

As perguntas são relacionadas à vivência de quem está com depressão. Por exemplo, como a pessoa se sente em momentos de crise e como deve agir quem está ao redor dessas pessoas.

Após preenchido, o que fazer?

Agora que está tudo respondido, compartilhe com a rede de apoio, imprima ou envie virtualmente o Guia personalizado para familiares e pessoas de confiança. Em momentos de pânico e crises, as pessoas da rede de apoio vão saber como agir, como ajudar e até mesmo evitar uma tragédia.

Nosso Guia personalizado tem o objetivo de auxiliar nas crises de depressão e em outros momentos difíceis. Este Guia também é uma ferramenta para dar apoio a amigos e familiares de pessoas que sofrem do transtorno.

Baixe o seu Guia e preencha com suas informações, de preferência acompanhado do seu psicólogo ou psiquiatra, procure fazê-lo da forma mais pessoal e personalizada possível. Caso tenha dificuldades para preencher, disponibilizamos um Guia preenchido de exemplo:


Após completar o GUIA PARA LIDAR COM A DEPRESSÃO, lembre-se de compartilhar com sua rede de apoio.

Como nasceu o guia para lidar com a depressão?

O Guia foi uma ideia do publicitário Roberto Brecht para ajudar sua irmã, Marina Brecht que estava há mais de dois anos vivendo crises depressivas.

Marina conta que sempre teve uma comunicação difícil com seus pais e somente após estes dois anos de crises intensas iniciou a psicoterapia, onde foi diagnosticada com depressão, ansiedade e uma possibilidade de borderline.

Ao sentir essas crises, sempre achou ser normal, pois sabia que passaria e ficaria tudo bem. Não sentia que precisava de apoio, nem sabia como pedir ajuda e também não percebia que sua família ficava muito preocupada, o que para ela foi a principal falha na comunicação entre eles. A única vez que pediu ajuda foi para iniciar a psicoterapia.

Durante esse processo, o Roberto era o mediador das conversas e a ponte entre os familiares, pois, ninguém estava se entendendo e não conseguiam conversar. Sua ideia foi ajudar na comunicação da irmã com os pais de uma maneira mais didática. A estratégia que utilizou foi pensar como seria transmitir essa mensagem no ambiente de trabalho e através de suas experiências profissionais e pessoais buscou construir um guia claro, prático e que fosse possível exibir para outras pessoas.

A ideia foi criar um manual gráfico que mostrasse exatamente o que a Marina sentia, com objetivo de fazer essa ponte de comunicação. “O que a Marina sentia era uma coisa e meus pais viam de uma forma completamente diferente e não conseguiam ajudar e sim, pioravam o quadro”, conta Roberto, que escreveu literalmente o que precisa exatamente ser feito com a irmã.

O processo de elaboração foi feito pelos dois irmãos. Marina diz: “Foi muito mais fácil falar tudo que sentia para o Beto, ele ia traduzir a mensagem de uma forma que meus pais conseguissem entender. Ele perguntava as dúvidas, eu refletia e respondia. Falei tudo para ele sem julgamento e de uma forma livre, foi importante dizer para uma pessoa de confiança”.

As perguntas e respostas mais teóricas foram desenvolvidas junto com a psicóloga da Marina, que após finalizarem a construção desse material passou por uma revisão da profissional.

O Guia foi criado em apenas uma semana, pois o quadro da Marina estava avançado e sentiam que algo deveria ser feito depressa. Depois de finalizado, foi apresentado aos pais dela.

“O manual contribuiu muito para minha melhora da depressão. Meus pais seguiram certinho e conseguiram me ajudar. Sinto que ganhei, instantaneamente, a curto e longo prazo, mais espaço para descobrir meu caminho de cura para sair dessa situação, sem tanta interferência. E meus pais compreenderam que estava passando por um processo e, processos são feitos de autos e baixos, erros e acertos. Todos respeitaram isso. Quando entendi tudo isso, senti que 70% dos meus problemas foram embora e tinha espaço para lidar com os outros 30%. O guia foi muito positivo para minha cura”, relata Marina Brecht.

É importante dizer que além da psicóloga da Marina, outros profissionais da área de saúde mental, psicólogos e psiquiatras avaliaram o Guia e confirmaram sua contribuição para a cura da depressão e para dar auxílio aos familiares e amigos de pessoas com o transtorno.

Em breve, este Guia ganhará uma versão APP facilitando sua utilização e dará suporte a pessoas com depressão e sua rede de apoio para lidar com o transtorno mental.