COMO AJUDAR UMA PESSOA COM DEPRESSÃO?

Ajudar alguém com depressão pode parecer difícil, pois o transtorno se manifesta de forma muito particular, de pessoa para pessoa. Porém, existem cuidados que podem ser adotados e salvar vidas. O primeiro passo é entender o que é a depressão e quais são seus sinais. Depois saiba como deve ou não agir. E, por fim, incentive a pessoa que está com o transtorno a procurar e receber o acompanhamento médico, preencher e compartilhar o guia para enfrentar da melhor maneira uma crise.

“As pessoas próximas aos depressivos têm a expectativa de que eles se recomponham: nossa sociedade tem pouco espaço para lamúrias. Cônjuges, pais, filhos e amigos ficam todos sujeitos a serem eles próprios arrastados para baixo e não querem estar perto de uma dor desmedida. Ninguém pode fazer nada a não ser pedir ajuda (se é que pode fazer isso) nas mais baixas profundezas de uma grande depressão, mas, uma vez que a ajuda é oferecida, ela também precisa ser aceita. (…) Ouça as pessoas que amam você. Acredite que vale a pena viver por elas, mesmo que você não acredite nisso. Busque as lembranças que a depressão afasta e projete-as no futuro. Seja corajoso, seja forte, tome seus remédios. Faça exercícios, porque isso lhe fará bem, mesmo que cada passo pese uma tonelada. Coma mesmo quando sente repugnância pela comida. Seja razoável consigo mesmo quando você tiver perdido a razão. Esse tipo de conselho é lugar-comum e soa bobo, mas o caminho mais certo para sair da depressão é não gostar dela e não se acostumar com ela.”

Andrew solomon

O Portal da Depressão é um canal de comunicação para informar e apoiar sobre a depressão, não conseguimos prestar ajuda em situações de urgência.

Caso você necessite de ajuda ou alguém próximo, busque atendimento médico o mais rápido possível.