Teste de depressão

Em buscas rápidas na internet, é possível encontrar diversos testes de depressão e ansiedade, e outros transtornos mentais. O psiquiatra Fernando Duarte explica que existem muitos testes bons, mas eles não substituem o trabalho do profissional de saúde, pois, o diagnóstico da depressão é complexo e a avaliação médica considera muito mais que o checklist; ela também observa o comportamento, postura e a história individual de cada pessoa.

Por isso, o questionário para depressão não serve 100%, todavia pode ser um ponto de partida.

No Brasil um dos questionários utilizados é o PHQ-9 (Patient Health Questionnaire) criado por Robert L. Spitzer, Janet B.W.. Williams, Kurt Kroenke e colegas. É possível fazê-lo através destes links:

Site oficial: https://www.phqscreeners.com/

Versão PT/ BR: https://kiai.med.br/test/teste-online-de-depressao-phq-9/

Versão inglês: https://patient.info/doctor/patient-health-questionnaire-phq-9

Em Portugal utiliza-se amplamente, o Inventário de depressão de Beck (Beck Depression Inventory, BDI, BDI-II), criado por Aaron Beck. Faça através destes links:

Versão PT/ BR: https://kiai.med.br/test/teste-de-depressao-online-inventario-de-beck-bdi-ii/

Site oficial: https://beckinstitute.org/

IMPORTANTE: O Portal da Depressão destaca que, testes para depressão e outros testes psicológicos não substituem a avaliação médica realizada por um psicólogo ou psiquiatra. Caso esteja com sintomas da depressão ou conheça alguém que demonstra sintomas depressivos, busque o mais rápido possível um profissional de saúde. Somente ele dará um diagnóstico e tratamento eficaz. Não espere! Procure hoje mesmo um médico!