Ajuda Profissional

A Importância do Profissional de Saúde

A depressão e a ansiedade são os transtornos mentais mais comuns na sociedade, por isso, em muitos casos, eles podem ser normalizados e passam despercebidos, justamente por existir neles semelhanças com sentimentos de tristeza, estresse ou medo.

A depressão e a ansiedade têm um grande impacto na vida das pessoas, as quais precisam ser tratadas com auxílio profissional e as ferramentas devidas e corretas para cada caso.

A grande questão é que os diagnósticos para os transtornos mentais são complexos. Não existe um exame específico para obter o resultado. O único modo de descobrir se alguém está com depressão é “examinar” seus sentimentos, escutá-los e observá-los. É necessária, indiscutivelmente, a ajuda de um profissional em saúde mental.

O diagnóstico deve sempre ser realizado por um profissional da área da saúde mental (psicólogo/a ou psiquiatra), preferencialmente. É importante efetuar um diagnóstico diferencial, que leve em consideração os vários graus da depressão, pois os sinais depressivos podem ser confundidos até mesmo com outras patologias físicas ou mentais, como o transtorno de ansiedade, por exemplo.

É importante dizer que, caso a pessoa seja diagnosticada com depressão, o acompanhamento médico é primordial. Somente o profissional de saúde está apto a indicar os tratamentos necessários.

“O diagnóstico é tão complexo quanto a doença.”

(Andrew Solomon)

A psicóloga Marta Silva explica que muitas pessoas sentem necessidade e interesse em ir ao psicólogo. No entanto, o preconceito, a vergonha e muitos outros sentimentos fazem com que se adie a procura por um profissional da área. Todos nós, em algum momento da vida, necessitamos que alguém nos ajude a resolver os nossos conflitos internos, a superar as nossas dificuldades, a validar sentimentos e a refletir sobre histórias de vida. Psicólogos ou psiquiatras são importantíssimos, assim como outros profissionais de saúde, no apoio à pessoa com depressão.

Quando temos algum problema de saúde, de ordem física, imediatamente procuramos um especialista. Procurar a ajuda terapêutica deve ser considerado também uma atitude de consciência de cura, tratamento, uma atitude madura, de amor-próprio e de coragem para se atingir um equilíbrio emocional, de bem-estar, de saúde.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), Saúde é: “Qualquer iniciativa desenhada para ajudar os indivíduos e as comunidades a melhorar a sua saúde, aumentando os seus conhecimentos e influenciando as suas atitudes. ”

Esse entendimento em saúde mental tem a intenção (ou finalidade) de capacitar a pessoa, que vive com um transtorno mental, em assuntos que a auxiliem em seus objetivos de tratamento e reabilitação. É fundamental que a pessoa compreenda e reconheça precocemente os sintomas da sua doença, para que assim, com a ajuda de um profissional de saúde, possa conhecer os tratamentos disponíveis.

Uma pessoa bem informada toma as melhores decisões, além de que adere melhor às terapias, sejam elas psicológicas ou farmacológicas.