7 hábitos para jogar videojogos de forma saudável

,

Já sabemos que os videogames podem até trazer benefícios para a saúde mental mas que cuidados podemos ter para otimizar ainda mais os momentos de diversão? Lê a lista que preparámos para ti e descobre!

© Freepik.com

Seja a nível físico ou psicológico, são muitos os efeitos negativos de passar muitas horas sentados em frente à tv ou ao computador e, com a digitalização das atividades aceleradas com a pandemia, as horas do dia passadas a olhar para telas aumentaram significativamente. E, se os teus momentos de lazer são a jogar videojogos, este tempo torna-se ainda maior. Assim, de forma a que esta atividade se torne benéfica para ti e possas minimizar os impactos menos positivos, deves adotar uma série de hábitos saudáveis. No Portal da Depressão, compilámos alguns.

Que hábitos devemos ter para jogar videogames de forma saudável?

1. Faz alongamentos antes e depois de uma sessão

Todos sabemos que uma sessão de gaming exige, por vezes, algum tempo para cumprir os objetivos propostos pelo jogo. Assim, para evitar dores musculares e até lesões nas costas, mãos ou pulsos, uma solução eficiente é alongar. A Esports Healthcare tem um guia de alongamentos que podes seguir.

2. Mantém boa postura

Não te esqueças de manter as costas direitas e evita incliná-las na direção do ecrã quando estiveres a jogar. Para os que passam mais tempo ao computador, uma cadeira de gaming ergonómica pode ser um bom investimento.

3. Faz pausas (e movimenta-te!)

Uma das formas mais eficientes de jogar videojogos de forma saudável é fazer pausas – muitas vezes esquecidas. A cada 30 minutos a uma hora, tira algum tempo para te mexeres. Podes caminhar pela casa, ir comer qualquer coisa ou até fazer exercício. Na internet, existem alguns desafios adaptados aos jogos (com alguns memes pelo meio), que promovem o movimento. Um exemplo é o Get Fit With League of Legends.

Fonte: 9GAG

4. Dedica tempo a outras atividades

Uma tarde inteira a jogar League Of Legends ou Valorant com os amigos pode ser um ótimo plano, mas não tornes as horas seguidas de lazer em frente ao ecrã num hábito diário. Não te esqueças de dedicar algum tempo a outras atividades de que gostes, dentro e fora de casa.

5. Mantém-te hidratado

Lembras-te de termos dito neste post que os videojogos promovem o raciocínio? Um cérebro hidratado pode potenciar este efeito. Mantém uma garrafa de água ao teu lado durante a sessão de gaming.

6. Não te esqueças de dormir bem

Às vezes, existe a tendência para se ficar uma noite inteira a jogar em frente ao ecrã. Tenta evitar este hábito – uma boa noite de sono é essencial para a tua saúde mental.

7. Convida amigos para jogar contigo!

Jogos multiplayer são uma ótima forma de socialização, mas a verdade é que nada substitui o convívio cara a cara. Assim, sugerimos que convides amigos para uma sessão de videogaming, em que possam estar juntos sem a barreira criada pelo ecrã.

,

Uma resposta para “7 hábitos para jogar videojogos de forma saudável”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.