Alguns benefícios que os videojogos podem ter para a mente

,

Por vezes, ouvimos dizer que videojogos são prejudiciais à saúde mental. Mas não precisas de dizer game over a este hobby. Apesar da sua reputação negativa, a verdade é que jogos eletrónicos podem ser até benéficos para a mente.

Como é que os videogames podem ser bons para a saúde mental?

Durante muitos anos, os videojogos tiveram uma reputação negativa – seja como causadores de violência, isolamento social ou até depressão. Contudo, já há quem diga que esta atividade pode ser benéfica para a saúde da mente. Mas de que forma?

Estudos mais recentes listam uma série de vantagens que videogames podem ter para o nosso psicológico. No Portal da Depressão, compilámos alguns:

1. Desenvolvem a cognição, ao incentivar o raciocínio

Um estudo de 2018, publicado na revista científica Frontiers in Psychology, concluiu que jovens saudáveis que jogam videogames com alguma frequência podem sentir diferenças nas suas habilidades cognitivas, com maior capacidade e rapidez de raciocínio, tempo de reação, memória, entre outros. A psicomotricidade e a capacidade de atenção e estratégia são também alvo de benefícios.

2. Previnem sintomas de depressão e ansiedade

Outra pesquisa, publicada na revista JMIR Serious Games, que lista uma série de benefícios para a saúde mental encontrados nos videojogos, demonstra que os videojogos têm uma enorme potencialidade para promover a regulação emocional. Esta atividade pode relaxar o indivíduo, prevenindo o stress, e até melhorar o humor e aumentar a motivação, com a criação de objetivos dentro do jogo.

3. Mostraram-se eficientes no combate à ansiedade relacionada com a pandemia de covid-19

O mesmo estudo assinala que já estão registados casos em que os videojogos tiveram sucesso em combater a ansiedade relacionada com a covid-19 e consequentes quarentenas, medidas de contenção e em casos de isolamento profilático. Também está comprovada a promoção da sociabilidade, por exemplo, em jogos multiplayer, algo que contribui para a melhoria do bem-estar mental.

Videojogos com conta, peso e medida

Ainda que as vantagens de jogar videogames sejam relevantes, a verdade é que tudo deve ser balanceado. Os benefícios acima listados são mais facilmente atingíveis se este hobby estiver acompanhado de hábitos saudáveis, que evitam o risco de desenvolveres uma adição.

É importante, por exemplo, fazer pausas que incluam algum movimento. Neste post, o Portal da Depressão dá-te algumas dicas para jogares de forma saudável e colheres todos os benefícios desta atividade!

,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.