Filmes e séries que te podem ajudar a compreender a depressão

A depressão é uma das doenças do foro psicológico mais faladas e ao mesmo tempo mais complexas da atualidade. O cinema, como possível espelho da vida, pode te ajudar a compreender melhor esta doença.

1. Joker

Ano: 2019

Diretor: Todd Phillips

Imdb: https://www.imdb.com/title/tt7286456

Plataformas: HBO Max e Apple TV.

Joker (2019)

Neste filme tão aclamado pela crítica, podemos assistir à história de um homem com vários traumas familiares não resolvidos, que o tornaram profundamente frágil e imprevisível. Palhaço durante o dia e aspirante a comediante de stand-up comedy à noite, percebe que ele se torna o alvo de piada, trazendo consequências desastrosas para ele e para os que o rodeiam. Este filme mostra-nos o quanto a indiferença e a falta de empatia podem afundar ainda mais o espírito de quem está nesta frágil condição que é a depressão.

Trailer legendado

2. As Vantagens de Ser Invisível (The Perks of Being a Wallflower)

Ano: 2012

Diretor: Stephen Chbosky

Imdb: https://www.imdb.com/title/tt1659337

Plataformas: Prime Video e MEO Go.

The Perks of Being a Wallflower (2012)

Este filme retrata a história do jovem Charlie, de 15 anos, que vive com depressão após vivenciar o suicídio do seu melhor amigo e a morte da sua tia num acidente de carro. A história inicia-se quando o rapaz se muda para um novo liceu e aí podemos assistir o seu comportamento introvertido e a sua falta de socialização e fragilidade resultantes da sua doença. Apesar de criar uma forte ligação com o seu professor de literatura e ver os seus talentos para a escrita reconhecidos, Charlie não consegue acreditar no seu potencial, devido à frágil situação em que se encontra. Contudo a sua narrativa altera-se quando inicia uma amizade com dois extrovertidos colegas, que lhe fazem reviver momentos de alegria, excitação e sobretudo amor.

Este filme faz-nos refletir o quão importante é o sentimento de pertença e o acolhimento dos outros para ajudar alguém em estado depressivo ou similar.

Trailer legendado

3. Ela (Her)

Ano: 2013

Diretor: Spike Jonze

Imdb: https://www.imdb.com/title/tt1798709

Plataformas: MEO Go.

Her (2013)

Esta longa apresenta-nos a história de Theodore, um escritor que se depara com um duro e frágil momento da sua vida após o seu divórcio que desencadeia comportamentos e sentimentos depressivos na personagem. Consegue perceber-se a fragilidade da sua condição após Theodore se apaixonar pelo seu dispositivo de inteligência artificial pessoal, tentando colmatar a sua carência afetiva numa figura não humana e incapaz de o abandonar. Assistimos a esta relação de profunda dependência emocional que nos faz refletir sobre o perigo que as fragilidades amorosas podem causar para a saúde psicológica dos indivíduos e desencadear, por fim, sentimentos depressivos.

Trailer legendado

4. Little Miss Sunshine

Ano: 2006

Diretores: Jonathan Dayton e Valerie Faris

Imdb: https://www.imdb.com/title/tt0449059

Plataformas: Apple TV e Disney Plus.

Little Miss Sunshine (2006)

Este filme, aparentemente mais leve e descontraído, traz-nos a depressão em vários estados dentro de uma mesma família, e mostra-nos o quanto a união pode fazer a força!

Após o seu tio se mudar para a sua casa depois de uma tentativa de suicídio, a jovem Olive move a sua família para um concurso passado noutra cidade, o que os faz embarcar numa invulgar aventura, tudo com o mascarado intuito de animar o seu tio, ajudando-o a ultrapassar o seu estado depressivo. Contudo, ao longo da película, vamos percebendo que cada membro daquela família tem o seu próprio mundo abalado, mas contrariamente à figura oficialmente depressiva, escondem-no. Isto traz-nos uma dura reflexão acerca do preconceito ainda existente em falar de doenças psicológicas, e até mesmo das fragilidades de cada um.

Trailer

5. As Virgens Suicidas (The Virgin Suicides)

Ano: 1999

Diretora: Sofia Coppola

Imdb: https://www.imdb.com/title/tt0159097

Plataformas:

The Virgin Suicides (1999)

Nesta longa deparamo-nos com um seio familiar bastante severo e restrito no que diz respeito à liberdade individual dos seus membros, tanto a nível social como emocional. O filme conta-nos a história de 5 irmãs enclausuradas na sua própria casa após o suicídio de uma delas, que resultou na privação das irmãs de frequentar a escola, restringindo ainda mais a sua liberdade. Nesta película podemos assistir às consequências desastrosas que a negação e privação de comportamentos e, sobretudo pensamentos e emoções, podem trazer para a vida das pessoas, sobretudo na adolescência.

Trailer

6. Girl, Interrupted

Ano: 1999

Diretor: James Mangold

Imdb: https://www.imdb.com/title/tt0172493

Plataformas: Netflix, Apple TV, Rakuten TV, Google Play, YouTube.

Girl, Interrupted (1999)

Esta história retrata a cruel realidade do sistema de saúde mental norte americano ao longo do século XX, que não dava o suporte adequado aos problemas psicológicos das suas jovens mulheres. Neste filme vemos inúmeros exemplos de mulheres que foram internadas em hospícios após superficiais e duvidosos diagnósticos dados pelos psiquiatras. O que nada mais eram que pequenos casos depressivos que facilmente podiam ser colmatados com o tratamento adequado, fora dos hospícios, lá dentro ganham ainda mais forma piorando bastante a sua condição. Aqui podemos refletir sobre como o pensamento de histerismo feminino profundamente misógino que existia, e ainda existe nos dias de hoje, pode trazer efeitos irreversíveis na vida de tantas mulheres.

Trailer legendado

Para os fãs de séries… temos duas excelentes sugestões!

1. The End of the F***ing World

Ano: 2017

Diretor: Jonathan Entwistle

Imdb: https://www.imdb.com/title/tt6257970/?ref_=nv_sr_srsg_0

Plataformas: Netflix.

The End of the Fu***ing World (2017)

Neste filme conhecemos o adolescente James que, devido a vários traumas passados de natureza familiar, se encontra num estado de depressão bastante avançado e com bastantes limitações a nível social. A narrativa começa com a chegada de Alyssa à sua vida, uma rapariga com os mesmos problemas de sociabilidade, acabando por originar uma conexão entre os dois. O quadro psicológico destas duas personagens não é desvendado desde o início, e à medida que vamos assistindo a esta história vamos percebendo os efeitos positivos que a presença de Alyssa tem na vida de James, através do sentimento de identificação.

Trailer legendado (Netflix)

2. This is Us

Ano: 2016

Diretor: Dan Fogelman

Imdb: https://www.imdb.com/title/tt5555260/?ref_=tt_mv_close

Plataformas: Netflix

This is Us (2016)

This is Us retrata a história da família Pearson, principalmente dos seus três filhos: Jake, Kate e Randall. Este último foi adotado após a morte do trigémeo durante o parto. A série intercala entre o passado, o presente e por vezes o futuro, contudo havendo foco principal para a vida adulta destes três irmãos, que apesar de terem sido criados na mesma casa com os mesmos valores, se tornaram adultos tão diferentes. A série dá imenso foco aos infernos pessoais de cada personagem, e como os traumas mal resolvidos do passado podem interferir no presente. Esta história aborda problemas de foro mental, tais como a depressão, ansiedade, e a problemática que tentar gerir isso tudo com a família, trabalho e amigos.

Trailer legendado

3. After Life

Ano: 2019

Diretor: Ricky Gervais

Imdb: https://www.imdb.com/title/tt8398600/?ref_=nv_sr_srsg_0

Plataformas: Netflix.

After Life (2019)

Tony é um homem de meia-idade declaradamente deprimido após a morte da sua esposa. A partir daí, todo o seu discurso e comportamento são pessimistas, e acredita não ter mais razão para viver, considerando várias vezes o suicídio. Transfere todo o seu amor pela esposa para a sua cadela, a sua fiel companheira. Contudo, ao longo da série vemos como o apoio dos amigos é importante, faz a diferença e altera aos poucos a visão pessimista do protagonista.

Trailer Legendado (Netflix)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.