5 Podcasts sobre saúde mental

A depressão tem-se tornado um assunto cada vez mais falado nos últimos anos e são vários os conteúdos produzidos que contribuem para que esta doença deixe de ser tabu. Neste sentido, apresentamos uma lista de podcasts, tanto portugueses como estrangeiros, que abordam o tema da saúde mental:

1. Sem Rodeios: Vamos falar de depressão

Imagem: divulgação

O “Podcast Sem Rodeios: Vamos falar de depressão” é uma iniciativa que envolve várias entidades, incluindo a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar e a Lundbeck Portugal. Este podcast pretende desmistificar a depressão, através de conversas com médicos e doentes, divididas em 8 episódios.

2. A mente também dói

Imagem: divulgação

Outro podcast português que aborda temas de saúde mental intitula-se “A Mente Também Dói”. Criado por Diana Pereira, médica e fundadora da associação sem fins lucrativos The Pineapple Mind, este é um projeto que tem a finalidade de erradicar estigmas ligados à doença mental, apresentando convidados que são profissionais da área.

3. I Weight

Imagem: divulgação

O podcast “I Weigh”, apresentado pela atriz e ativista britânica Jameela Jamil, é uma plataforma que amplifica vozes diversificadas. Neste podcast, os entrevistados, que incluem artistas, criadores de conteúdo, ativistas e líderes de opinião, partilham experiências ligadas à sua própria saúde mental. Este é um projeto que pretende ser acessível e inclusivo, encorajando o progresso pessoal e não a perfeição.

4. Ten Percent Happier

Imagem: divulgação

“Ten Percent Happier” é o podcast de Dan Harris, um jornalista americano que, após ter sofrido um ataque de pânico numa emissão em direto, se começou a interessar por meditação. Com episódios que incluem entrevistas a professores de meditação e a cientistas, Harris procura aprender mais sobre ansiedade, relações e produtividade, de modo a alcançar uma vida mais equilibrada.

5. Cleaning Up The Mental Mess

Imagem: divulgação

O podcast “Cleaning Up The Mental Mess” é uma iniciativa da Dr.ª Caroline Leaf. A neurocientista e escritora utiliza esta plataforma para abordar diversos temas. Ao longo dos episódios, apresenta várias dicas e ferramentas, baseadas em conhecimento científico, que ajudam os ouvintes a lidarem com a sua saúde física, mental e emocional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.