5 Videojogos sobre depressão

A saúde mental é uma temática que está cada vez mais em evidência na sociedade. O período de isolamento social proporcionado pela pandemia de Covid-19 em todo o mundo deu ainda mais destaque a essas questões, e uma solução escolhida por muitas pessoas foi dedicar boa parte do seu tempo aos videogames. Ao falar de transtornos de saúde mental, alguns jogos foram produzidos abordando temáticas como depressão, ansiedade e luto. Tratar de temas sérios utilizando jogos eletrônicos lúdicos é um caminho para atingir uma parcela das pessoas que poderiam não chegar até essas informações por outros meios. Assim, apresentamos uma lista de 5 jogos que abordam a temática da depressão, e, alguns deles, foram produzidos com a finalidade de ajudar quem tem a doença. Vê abaixo:

1.   Night in the woods

Night in the woods é um jogo indie, de apenas um jogador, que procura informar sobre diversos transtornos mentais com o desenrolar de sua história, a partir da construção de personagens com sentimentos reais e complexos. É um jogo que entende o seu público e constrói os sentimentos muito bem, abordando pressões sociais que são regularmente sentidas pelos jovens, como o momento em que precisam obrigatoriamente tirar um curso universitário para satisfazer as expectativas da família, por exemplo. O jogo, que se baseia principalmente na exploração do mapa, reserva muita informação sobre a temática que propõe, e cada personagem tem algo a dizer. Está disponível para PS4, Xbox One, PC, Ios e Nintendo Switch.

2. Jornada Do Acolhimento

O game Jornada Do Acolhimento foi elaborado por profissionais de saúde, e a sua intenção é simples: fazer com que uma pessoa que pode estar com algum transtorno mental procure ajuda médica. O jogo pode ser acedido pelo navegador do computador e, de forma ilustrativa e interativa, passa por 4 estágios que mostram perspectivas diferentes sobre aspectos sérios da saúde mental. De forma rápida e intuitiva, o jogo tem muito a oferecer, passando pelas jornadas de descoberta, superação, medo e cuidado. 

3.  Flower

Lançado em 2009, Flower é o jogo mais antigo da lista. Sem a intenção de ser desafiador, este videogame preocupa-se em transmitir determinadas sensações ao jogador, o que pode ser muito interessante para aliviar alguns sintomas de problemas relacionados com a saúde mental. Com uma experiência visual e emocional reconhecida pela crítica, Flower é considerado terapêutico em diversos aspectos. Tendo um arco narrativo sem diálogos, experiências tranquilas como controlar o soprar do vento em pétalas de flor são vivenciadas de uma forma única no game. O jogo está disponível para Ios, Ps4 e PC. 

4. Life Is Strange

Já com muito sucesso, Life Is Strange é um título lançado pela empresa Square Enix que se desenrola a partir dos traumas de Max, a protagonista do jogo. A narrativa é desenvolvida em 5 episódios que abordam temas como bullying, depressão, suicídio e pressões sociais, questões essas que ainda são consideradas tabus no mundo dos jogos eletrónicos. O jogo é importante na medida que passa informação e sensações sobre questões delicadas a um público que, por muitas vezes, pode não ser muito receptivo a outros formatos. 

5. Depression Quest

Depression Quest é um jogo lançado em 2013, que, como o nome já diz, tem como objetivo informar aos jogadores sobre o transtorno mental. Disponibilizado de graça, este tem a sua narrativa desenvolvida ao redor de uma personagem que tem a doença, expõe as suas aflições e procura transmitir um maior entendimento sobre o assunto. Com uma jogabilidade muito intuitiva, o jogador precisa escolher que ações tomar em dilemas do quotidiano do protagonista, e as suas escolhas podem alterar o rumo da história. Além disso, a produção também conta com um sistema de cobrança “paga o quanto quiseres”, sendo os valores revertidos para fundações de prevenção ao suicídio, segundo os seus criadores. Depression Quest pode ser jogado no PC, e o seu download está disponível de forma gratuita na Steam.

É sempre importante te informares e identificares possíveis sintomas de transtornos relativos à saúde mental. Os videojogos são importantes meios para alcançar um público específico, mas a ajuda médica precisa de ser sempre a prioridade. Podes saber mais sobre a depressão, os seus sintomas e onde procurar ajuda aqui no Portal da Depressão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.